domingo, 3 de abril de 2011

Conselhos práticos

Motor frio
Quando pomos o motor a trabalhar em frio, alguns de nós, têm o hábito de o fazer com a moto no descanso lateral. Não é muito saudável fazê-lo. Como sabem, no caso da ST 1300 que tem ar automático, o motor fica num regime de rotação mais alto e com o motor inclinado, a lubrificação da parte superior do lado oposto não é feita correctamente, podendo com o tempo, levar a desgastes precoces. Eu pessoalmente (na ST 1100) prefiro não usar o botão do ar e ir aquecendo o motor com ligeiras acelerações. Pode fazer-se o mesmo na ST 1300, pois com as acelerações o ar automático desliga-se.


Embraiagem e travões

Antes de por o motor a trabalhar convém apertar uma ou duas vezes a embraiagem e os travões para observar se não houve perca de fluidos durante a paragem. Eu costumo pôr o motor a trabalhar com a embraiagem apertada, o motor fica mais solto e previne alguma falha a nível do sensor de mudança engatada.


Paragens longas

Quando se prevê que a "menina" vai ficar parada durante um longo período, convém que fique com as duas rodas no ar e com o depósito cheio (isto é que dói!). Previne-se assim que os pneus deformem por estarem demasiado tempo na mesma posição, mas, o mesmo acontece se não os formos rodando (com se faz com o champanhe) com alguma frequência. O depósito atestado serve para prevenir que a chapa interior, exposta ao ar oxide e venha mais tarde a provocar entupimentos na carburação.


Liquido de refrigeração

Após viagens mais longas e/ou rápidas, convém sempre verificar o nível do liquido de refrigeração. O facto de as motos serem mais ou menos novas, não impede que por algum motivo excepcional possam perder liquido de refrigeração. Quando se circula é muito importante ter atenção ao ponteiro da temperatura, porque quando não marca temperatura, pode não ser sintoma de que o motor não aquece e sim de que não tem liquido de refrigeração suficiente, pelo que, convém parar ràpidamente.

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